Academia Maçônica de Letras do Espírito Santo

1º Fomento Histórico e
Cultural da Ordem
No dia 02 de outubro de 2025, a Academia Maçônica de Letras do Espírito Santo – AMLES realizou o seu 1º Fomento Histórico e Cultural da Ordem, um marco para a difusão do conhecimento e da memória maçônica em nosso Estado.
Nesta edição, tivemos a honra de receber o Ilustríssimo Ir.’. Marcelo Pavesse, que abrilhantou a noite com a brilhante exposição “A Historiografia da Ordem Maçônica Brasileira – O Apostolado da Nobre Ordem dos Cavaleiros da Santa Cruz”.
Os trabalhos foram conduzidos com maestria pelo Ilustre Ir.’. Carlos Cesar, presidente da AMLES, que também prestou, em nome da Academia, uma justa homenagem ao Poderoso Ir.’. Nerildo — gesto que tornou a noite ainda mais especial e memorável.
Assista agora aos melhores momentos deste encontro histórico.


Olá
Leonardo Passos Monjardim nasceu em 11 de junho de 1973, em Vitória-ES. Formado em Direito, pós-graduado em Gestão Pública, em Planejamento, Estratégia e Política, em Filosofia e Mestrado em Educação. Foi professor de Administração e Gestão Financeira e autor de oito livros: A publicidade na Relação de Consumo (2000); Reflexões Sobre o Poder (2001); O Antigo Casarão (2002); Patrimônios e Logradouros de Fradinhos (2003); Antologia (org) – Jovens Escritores Capixabas (2003); Biografia de um Homem (2003); A Justiça Tarde Mas Não Falha (2003) e História Política da Família Monjardim (2003). Idealizou, fundou e foi presidente da Associação Filatélica e Numismática do Espírito Santo, organizando as primeiras exposições e encontros de colecionadores de cédulas, moedas e selos do Estado.
Sua história
Idealizou, fundou e foi presidente da primeira Academia Jovem Espírito-santense de Letras do Estado. Foi presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo; Vice-presidente da Academia Espírito-santense de Letras; Presidente do Conselho Estadual de Cultura; Presidente do Conselho de Políticas Culturais do Município de Vila Velha, membro do Conselho de Educação do Município de Vitória; membro do Conselho de Cultura do Município de Vitória; membro da Comissão Normativa da Lei Rubem Braga, nas Câmaras de Literatura e História, pertence à ABI- Associação Brasileira de Imprensa; à AEI – Associação Espírito-santense de Imprensa; membro correspondente da Academia Cachoeirense de Letras e membro da Academia Brasileira de Estudos e Pesquisa Literária. Em 2001, idealizou e fundou o primeiro Conselho de Juventude do Estado, espaço de debate para políticas públicas de juventude, do qual foi o primeiro presidente eleito pelos representantes escolares e partidários. É membro da ADESG – quando foi diplomado pela Escola Superior de Guerra, apresentando como tema de dissertação – A Reforma Agrária no Estado Brasileiro. Na vida pública atuou no Departamento Jurídico do Procon Estadual; assessor Especial da Casa Civil do Estado; Diretor de Projetos da Prefeitura Municipal de Vitória; Secretário Executivo da Lei Rubem Braga – PMV; Chefe de Gabinete na Câmara Municipal de Vitória; Subsecretário de Cultura de Vila Velha; Subsecretário de Desenvolvimento Sustentável e Econômico e de Turismo de Vila Velha. Atualmente, desenvolve dois projetos para incentivar a leitura e escrita entre as crianças, o projeto “Compartilhe Saber¨, que tem como objetivo arrecadar livros e distribuí-los em comunidades carentes (o projeto funciona desde 2015 e já doou aproximadamente 20 mil livros no Estado), e o da “Academia Estudantil de Letras¨, que tem como objetivo incentivar as crianças a escreverem. É também o idealizador do projeto de Lei Estadual que criou o dia do Escritor, Historiador e Colecionador Capixaba. Eleito Vereador de Vitória, cargo que ocupa desde 2022.
Contato
Entre em contato.
(27) 99971-5995


