Academia Maçônica de Letras do Espírito Santo


Emílio Augusto Trinxet Brandão Júnior
Emilio Augusto Trinxet Brandão Júnior nasceu em 1981, em Vitória, capital do Estado do Espírito Santo. Trineto do Capitão João Antunes Barbosa Brandão, Patrono da Polícia Militar do Espírito Santo e também Major honorário do Exército Brasileiro, militar que participou da Guerra do Paraguai entre os anos de 1865 e 1870, chefiando os soldados capixabas que defendiam a pátria, elogiado por sua coragem e sangue frio com que se portou durante a batalha de Tuiuti, travada em 24 de maio de 1865 e M.: I.: da A.: R.: L.: S.: União e Progresso, nº 236 do GOB/ES (1892/ 1893 e 1897/1898) e bisneto do Cônsul e empresário Espanhol Emilio Augustin Trinxet Serrat Mauri, responsável pelo Theatro Melpômene, regente da Primeira Orquestra Sinfônica de Vitória-ES e M.: M.: da A.: R.: L.: S.: União e Progresso, nº 236 do GOB/ES, o Acadêmico é Advogado - Bacharel em Direito pela Faculdade de Vitória - FDV e Pós-graduado (Lato Sensu) em Direito Tributário, pela mesma instituição de ensino. Poeta e escritor, publicou diversas matérias em periódicos e revistas, tais como: “Incorporação de Empresa Responsabilidade de sucessão quanto aos débitos anteriores da empresa extinta. Um estudo da legislação civil e tributária”, em 2004; “Dano Moral na Dissolução Conjugal” em 2005; “Licença Ambiental”. Publicado na Revista ESSA (Espírito Santo Sociedade Aberta), Ano 1 –nº 11, Março de 2006, página 64; Responsabilidade Ambiental”. Publicado na Revista ESSA (Espírito Santo Sociedade Aberta), Ano 1 –nº 11, Abril de 2006; “Operação Cartão Vermelho: Combate a Sonegação Fiscal". em 2008, entre outras.
Minha história
Em sua carreira profana, além de advogado militante no âmbito empresarial e tributário, atuou no Conselho de Contribuintes da Secretaria da Fazenda do Estado do Espírito Santo- CERF/SEFAZ-ES, representando a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo - FINDES, entre os anos de 2011 a 2017, exercendo o cargo de julgador de processo administrativo fiscal em Segunda Instância. No Conselho de Recursos Fiscais do Município da Serra-ES, em representação à Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo - FINDES, exerceu o cargo de julgador de processo administrativo fiscal em Segunda Instância entre os anos de 02.07.2013 a 02.07.2015. Além disso, é Mestre Instalado da A.:R.:L.:S.: Experiência e Sabedoria, nº 47, da Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo; Grande Inspetor Geral da Ordem - Grau 33, título conferido pelo Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil e Cavaleiro Templário – KT, título conferido pela Grande Comanderia de Cavaleiros Templários do Brasil do Rito de York. Atualmente é o Grande Orador Adjunto da Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo - GLMEES.
Foi condecorado pela Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo - ALES, com a Comenda Loren Reno, pelos relevantes serviços jurídicos prestados a sociedade capixaba, em 27 de junho de 2022, além de receber comenda em homenagem aos 100 Anos da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas, pela mesma instituição no mesmo ano. Pela Câmara de Vereadores de Vitória do Estado do Espírito Santo, recebeu voto de Louvor pelo reconhecimento aos serviços prestados, nos anos de 2022 e 2023. Por fim, recebeu da “The Supreme Assembly”, da Internacional Order of the Rainbow for Girls, Oklahoma-USA, condecoração da Grande Cruz das Cores, a maior honraria da instituição paramaçônica, em novembro de 2023.