Academia Maçônica de Letras do Espírito Santo

1º Fomento Histórico e
Cultural da Ordem
No dia 02 de outubro de 2025, a Academia Maçônica de Letras do Espírito Santo – AMLES realizou o seu 1º Fomento Histórico e Cultural da Ordem, um marco para a difusão do conhecimento e da memória maçônica em nosso Estado.
Nesta edição, tivemos a honra de receber o Ilustríssimo Ir.’. Marcelo Pavesse, que abrilhantou a noite com a brilhante exposição “A Historiografia da Ordem Maçônica Brasileira – O Apostolado da Nobre Ordem dos Cavaleiros da Santa Cruz”.
Os trabalhos foram conduzidos com maestria pelo Ilustre Ir.’. Carlos Cesar, presidente da AMLES, que também prestou, em nome da Academia, uma justa homenagem ao Poderoso Ir.’. Nerildo — gesto que tornou a noite ainda mais especial e memorável.
Assista agora aos melhores momentos deste encontro histórico.


Sérgio Damião Sant Anna Moraes
Sergio Damião Sant’Anna Moraes, filho de Helomar Paula Moraes e Maria da Penha Sant`Anna Moraes, sete irmãos, dois filhos (Helomar e Vitor), três netos (Bernardo, João Vitor e Anna Liz), casado com a pediatra Fabiola de Freitas Moraes. Médico, natural de Vitória-ES, nasceu em 06 de janeiro de 1958, residiu no Bairro Santo Antônio, próximo ao Cais do Avião, na Ilha de Vitória, até os 23 anos de idade. Em 1981: ano da formatura médica na EMESCAM, casamento na Igreja Nossa Senhora do Rosário na Prainha de Vila Velha. Curso Primário no Gupo Escolar Alvimar Silva, Ginasial e Científico – curso profissionalizante de Técnico de Análise Clínica Laboratorial no Colégio Americano de Vitória.
Sua história
Em janeiro de 1982, transferiu-se para São Paulo, onde fez residência e especialização médica em nefrologia e transplante renal, no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HCUSP). Retornou ao Espirito Santo em 1986 e instalou-se em Cachoeiro de Itapemirim, onde reside até os dias atuais. Em Cachoeiro, organizou o primeiro Transplante Renal do interior do Estado, em 1987, e presidiu por vários anos o Centro de Estudos Dr. Edson Rebello Moreira da Santa Casa de Cachoeiro de Itapemirim. Com a implantação do Sistema Único de Saúde –SUS, assumiu a coordenação da Superintendência Regional de Saúde e o Centro Regional de Especialidades Médicas do Sul do Estado. Por um curto período, nos anos noventa, tornou-se Vice-presidente da Cooperativa Médica – Unimed Cachoeiro. Também, nesses anos, casal presidente do Lions Club Princesa do Sul.
Em 1992, teve Iniciação na centenária Loja Maçônica Fraternidade e Luz, em Cachoeiro. No final dos anos noventa, com a contribuição do escritor Evandro Moreira, lançou o livro de crônicas: Cachoeiro e outras capitais. Em seguida, pela editora Cachoeiro Cult: Luar de Cachoeiro. Com o cartunista Ricardo Ferraz, pelo Centro de Estudos da Santa Casa, e apoio da Lei Rubem Braga, o livro de Cartuns: À Santa Causa com Humor (Comemoração dos Cem Anos de Fundação do Hospital). No início do séc. XXI, com indicação dos poetas Athair Cagnin e Nelson Silvan tornou-se membro da Academia Cachoeirense de Letras (ACL). Após alguns anos, retornou à Loja Maçônica Fraternidade e Luz (Rito Escocês Antigo e Aceito) e Venerável Mestre da Loja Maçônica União Capixaba (Rito Brasileiro). Inicoua os estudos dos Graus Filosóficos maçônicos e a função de Conselheiro Estadual da Ordem.
Em 2023, mantém as atividades médicas na Santa Casa e Hospital Evangélico de Cachoeiro; Bibliotecário do Centro de Estudos Dr. Edson Rebello Moreira; colaborador em coluna semanal do Jornal O Fato e a Revista Leia; Orador da Academia Cachoeirense de Letras (ACL) e da Loja Maçônica União Capixaba; Secretário Adjunto de Previdência e Assistência do Grande Oriente do Brasil – ES (GOB-ES) e Membro da Academia Maçônica de Letras do Espirito Santo (AMLES) na cadeira Nº 10, tendo como Patrono: Raimundo Estevão Pereira.
