Academia Maçônica de Letras do Espírito Santo

1º Fomento Histórico e
Cultural da Ordem
No dia 02 de outubro de 2025, a Academia Maçônica de Letras do Espírito Santo – AMLES realizou o seu 1º Fomento Histórico e Cultural da Ordem, um marco para a difusão do conhecimento e da memória maçônica em nosso Estado.
Nesta edição, tivemos a honra de receber o Ilustríssimo Ir.’. Marcelo Pavesse, que abrilhantou a noite com a brilhante exposição “A Historiografia da Ordem Maçônica Brasileira – O Apostolado da Nobre Ordem dos Cavaleiros da Santa Cruz”.
Os trabalhos foram conduzidos com maestria pelo Ilustre Ir.’. Carlos Cesar, presidente da AMLES, que também prestou, em nome da Academia, uma justa homenagem ao Poderoso Ir.’. Nerildo — gesto que tornou a noite ainda mais especial e memorável.
Assista agora aos melhores momentos deste encontro histórico.


Dário Lumberto Viana
Dário Lumberto Viana nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, em 27 de janeiro de 1940, filho de Mario Ribeiro Vianna e Amélia Reis Viana. Técnico em Contabilidade. Casado, duas filhas. Bancário. Professor na Escola Técnica de Comércio de Cachoeiro, de 1968 a 1974. Contador. Fiat-Rezende, de 1971 a 1978 e Autônomo, de 1978 a 2021. Ingressou na AMLES, em 05 de julho de 2014. Pertence à centenária loja Fraternidade e Luz, de Cachoeiro de Itapemirim. Em 16/05/2012, inaugurou-se, na Loja Maçônica Fraternidade e Luz, a "Biblioteca Maçônica Bernardo Horta de Araujo", bem como o "Museu Maçônico Júlio Pereira Leite". Na ocasião, a pedido do Venerável Mestre Vilson Carlos Gomes Coelho, Higner Mansur saudou a memória de Bernardo Horta, enquanto Dário Lumberto Viana destacou a figura de Júlio Pereira Leite.
Minha história
Em breve.