Academia Maçônica de Letras do Espírito Santo
Irmão Carlos Cezar Gonçalves da Rocha
DISCURSO DE POSSE
Sempre tive, como princípios norteadores da minha jornada existencial, valores e virtudes que foram cultivados, desde os primórdios da minha infância pelos meus pais que, exemplos de vida, calcaram a trajetória dos meus rumos a serem vividos na sementeira do bem. A eles meu agradecimento, reconhecimento e orgulho.
Cresci. Socialmente, transformei-me. Fiz amigos. Construí vínculos. Alicercei afetos. Cultivei laços. Culturalmente, aperfeiçoei-me. Estabeleci metas. Estruturas lógicas, modificaram-se. Pensamentos foram recodificados, resignificados. Vivi e vivenciei experiências. À vida, minha expressão máxima do viver com a fé dos que acreditam na possibilidade de ser melhor.
Da vida, tornei-me aprendiz. Pela vida, aconteceram tropeços, quedas, desencontros, e, principalmente, encontros. Constituí família a qual tem para mim o grande significado do amor, do apoio, da paciência, da entrega. À minha família, meu bem maior de doação.
Com o viver, conheci a Deus e Dele, sempre e mais me aproximo e no entrelaçar invisível de sentimentos e emoções, aprendi a Nele confiar, cultivar e semear esperanças de futuro melhor, promissor, enriquecido pela Sua graça plena de sabedoria e luz. À Deus, toda a minha eterna gratidão pelas bênçãos que recebo.
E, eis-me aqui. Irmão de Maçonaria! Unidos pelos propósitos, princípios, testemunhos, juramentos e promessas de sermos fortes, no espírito de luta pacífica; coesos, na solidariedade caridosa do amparo e acolhimento; firmes, na humildade que nos humaniza e que arrebata de nós a pretensa ilusão da utópica superioridade existencial.
Hoje, assumo tão elevada distinção sem a vaidade dos vencedores, mas com a alma imaculada, agradecida e impregnada de reconhecimento a cada um de vocês pela confiança em mim depositada. Ao receber tão gratificante honraria, reafirmo meu compromisso maior com a minha comunhão com Deus que me permite a retidão do caráter e a consciência liberta de atos espúrios à dignidade da vida.
Pretendo exercer tão nobre missão, suplicando a Ele, meu Deus, coragem ao desafio, isenção dos preconceitos; inspiração nas decisões, serenidade nas atitudes e coerência nas ações.
Meus amigos, a presença de vocês nessa solenidade de posse em que desempenho o papel de premiado, para mim significa acolhimento às expectativas que me estremecem de júbilo. A presença de vocês é o meu presente, que se eternizará nas minhas lembranças e recordações. Recebam o meu agradecimento.
Ao meu antecessor, meu reconhecimento e admiração. Suas lições e exemplos farão parte do meu aprendizado nessa nova etapa que se delineia no meu horizonte. Não ocuparei o seu lugar. O meu será outro, no mesmo espaço. Na galeria dos ilustres, sua foto e seu nome farão mérito à sua presença e dará mais brilho aos imortais.
Rogo a Deus, ao Grande Arquiteto do Universo, a inspiração divina para pautar o meu mandato como o mensageiro da harmonia e o portador de grandes e promissoras realizações de exemplos.
Que sejamos essência!
Que sejamos abençoados!
Que sejamos PAZ!