Academia Maçônica de Letras do Espírito Santo

1º Fomento Histórico e
Cultural da Ordem
No dia 02 de outubro de 2025, a Academia Maçônica de Letras do Espírito Santo – AMLES realizou o seu 1º Fomento Histórico e Cultural da Ordem, um marco para a difusão do conhecimento e da memória maçônica em nosso Estado.
Nesta edição, tivemos a honra de receber o Ilustríssimo Ir.’. Marcelo Pavesse, que abrilhantou a noite com a brilhante exposição “A Historiografia da Ordem Maçônica Brasileira – O Apostolado da Nobre Ordem dos Cavaleiros da Santa Cruz”.
Os trabalhos foram conduzidos com maestria pelo Ilustre Ir.’. Carlos Cesar, presidente da AMLES, que também prestou, em nome da Academia, uma justa homenagem ao Poderoso Ir.’. Nerildo — gesto que tornou a noite ainda mais especial e memorável.
Assista agora aos melhores momentos deste encontro histórico.


Irmão Carlos Cezar Gonçalves da Rocha
DISCURSO DE POSSE
Sempre tive, como princípios norteadores da minha jornada existencial, valores e virtudes que foram cultivados, desde os primórdios da minha infância pelos meus pais que, exemplos de vida, calcaram a trajetória dos meus rumos a serem vividos na sementeira do bem. A eles meu agradecimento, reconhecimento e orgulho.
Cresci. Socialmente, transformei-me. Fiz amigos. Construí vínculos. Alicercei afetos. Cultivei laços. Culturalmente, aperfeiçoei-me. Estabeleci metas. Estruturas lógicas, modificaram-se. Pensamentos foram recodificados, resignificados. Vivi e vivenciei experiências. À vida, minha expressão máxima do viver com a fé dos que acreditam na possibilidade de ser melhor.
Da vida, tornei-me aprendiz. Pela vida, aconteceram tropeços, quedas, desencontros, e, principalmente, encontros. Constituí família a qual tem para mim o grande significado do amor, do apoio, da paciência, da entrega. À minha família, meu bem maior de doação.
Com o viver, conheci a Deus e Dele, sempre e mais me aproximo e no entrelaçar invisível de sentimentos e emoções, aprendi a Nele confiar, cultivar e semear esperanças de futuro melhor, promissor, enriquecido pela Sua graça plena de sabedoria e luz. À Deus, toda a minha eterna gratidão pelas bênçãos que recebo.
E, eis-me aqui. Irmão de Maçonaria! Unidos pelos propósitos, princípios, testemunhos, juramentos e promessas de sermos fortes, no espírito de luta pacífica; coesos, na solidariedade caridosa do amparo e acolhimento; firmes, na humildade que nos humaniza e que arrebata de nós a pretensa ilusão da utópica superioridade existencial.
Hoje, assumo tão elevada distinção sem a vaidade dos vencedores, mas com a alma imaculada, agradecida e impregnada de reconhecimento a cada um de vocês pela confiança em mim depositada. Ao receber tão gratificante honraria, reafirmo meu compromisso maior com a minha comunhão com Deus que me permite a retidão do caráter e a consciência liberta de atos espúrios à dignidade da vida.
Pretendo exercer tão nobre missão, suplicando a Ele, meu Deus, coragem ao desafio, isenção dos preconceitos; inspiração nas decisões, serenidade nas atitudes e coerência nas ações.
Meus amigos, a presença de vocês nessa solenidade de posse em que desempenho o papel de premiado, para mim significa acolhimento às expectativas que me estremecem de júbilo. A presença de vocês é o meu presente, que se eternizará nas minhas lembranças e recordações. Recebam o meu agradecimento.
Ao meu antecessor, meu reconhecimento e admiração. Suas lições e exemplos farão parte do meu aprendizado nessa nova etapa que se delineia no meu horizonte. Não ocuparei o seu lugar. O meu será outro, no mesmo espaço. Na galeria dos ilustres, sua foto e seu nome farão mérito à sua presença e dará mais brilho aos imortais.
Rogo a Deus, ao Grande Arquiteto do Universo, a inspiração divina para pautar o meu mandato como o mensageiro da harmonia e o portador de grandes e promissoras realizações de exemplos.
Que sejamos essência!
Que sejamos abençoados!
Que sejamos PAZ!