Academia Maçônica de Letras do Espírito Santo


Élvio Antônio Sartório
Élvio Antônio Sartório possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (1973). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo a partir de 1977. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Civil. Atuou como: Diretor Geral do DER/ES, Supervisionou a elaboração dos projetos do Programa BID-I, Diretor de Operações do antigo DER-ES, Diretor de Planejamento do Departamento de Edificações Rodovias e Transportes do Estado do Espírito Santo. Junto à Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas atuou como Coordenador de Transportes Urbanos. Designado Subsecretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas. Atuou como Membro fundador do Conselho da Indústria da Construção. Junto à Procuradoria-geral do Estado, atuou em perícias técnicas. Junto à Companhia de Melhoramentos e Desenvolvimento Urbano, COMDUSA, foi eleito Diretor Presidente. Junto à Companhia Espírito Santo-Minas, EMESA, foi eleito Diretor Técnico. Junto à Companhia de Desenvolvimento da Serra, COMDESERRA - integrou o Grupo de Trabalho responsável pelo projeto da Avenida Norte-Sul. Atuou como educador nos Cursos de Estradas, Agrimensura, Geomática, Edificações, Construção Civil e Transportes. Atuou colocando em Funcionamento e Primeiro Laboratório de Mecânica dos Solos da então Escola Técnica Federal do Espírito Santo. Idealizou e apresentou o primeiro plano e programa do projeto básico, e depois, juntamente com os demais professores de Estradas, ajustou o primeiro plano - piloto e projeto do atual Curso de Transportes em nível técnico, pioneiro no Brasil junto ao MEC. Junto à Companhia Estadual para a Construção da Terceira Ponte de Vitória – CETERPO, atou como Membro do Conselho Fiscal. Junto ao Centro Tecnológico da UFES, ministrou Palestras no Curso de Especialização em Planejamento e Gerência de Operações do Corredor Centro-Leste. Junto à Prefeitura Municipal da Serra, atuou na Comissão de Trabalho para Estudos da Destinação dos Resíduos Sólidos, junto à Secretaria Municipal de Serviço, para instalação de Novo Aterro Sanitário. Foi designado Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano de dezembro de 2003 até maio de 2004, assumindo, concomitantemente, a Presidência do Conselho Municipal de Política Urbana. Ingressou na AMLES em 20 de abril de 2012 e integrou a sexta diretoria (2013-2015) como 2º Tesoureiro e a oitava ( 2018-2019), como membro Suplente do Conselho Fiscal.
No DER-ES: Diretor de Operações; Planejamento e Logística; Diretor Geral. Membro fundador do Conselho da Indústria da Construção. Presidente da JARI/ DETRAN-ES (1985-86). Responsável pela Captação de Recursos no Banco de Desenvolvimento Econômico, representando o Governo do Estado - ES, na Missão Brasileira que negociou, em Washington, D.C. EUA, o Contrato Empréstimo BID I (1991). Coordenador de Transportes Urbanos da Secretaria de Estado SETOP. Subsecretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas. Secretário Executivo do Comitê Diretivo que negociou o Contrato do Programa BID II, (2004/2005). Atuou em perícias técnicas na Procuradoria Geral do Estado. Diretor Presidente da Companhia de Melhoramentos e Desenvolvimento Urbano – COMDUSA: Diretor Técnico da Companhia Espírito Santo-Minas, EMESA. Conselheiro Fiscal da Companhia Estadual para Construção da Terceira Ponte de Vitória. Integrou o Grupo de Trabalho que projetou a Avenida Norte-Sul. Pela Companhia de Desenvolvimento da Serra, COMDESERRA. Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano na Prefeitura Municipal de Serra (dez, 2003, maio 2004);- Presidente do Conselho Municipal de Política Urbana; integrou a Comissão de Trabalho para Estudos da Destinação dos Resíduos Sólidos no Município, para instalação de Novo Aterro Sanitário; Integrou a equipe Plano Estratégico da Cidade, Agenda 21; No Centro Tecnológico da UFES, ministrou aulas e palestras no Curso de Especialização em Planejamento e Gerência de Operações do Corredor Centro-Leste. Na Prefeitura Municipal de Vitória: pela Fundação Ceciliano Abel de Almeida (2001-03) apoiou a fiscalização nas fases iniciais as obras: Urbanização e Paisagismo da Orla Marítima de Camburi e; Ampliação e Melhoramentos da Avenida Fernando Ferrari. No Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Vitória: Professor, desde mar/1977. Educador nos Cursos de Estradas, Agrimensura, Geomática, Edificações e Transportes, apresentando seminários, palestras e cursos complementares. Colocou em funcionamento e Primeiro Laboratório de Mecânica dos Solos da então ETFES. Apresentou o primeiro projeto básico e, com os demais professores de Estradas, o primeiro projeto plano - piloto em nível técnico, pioneiro no Brasil junto ao MEC, do então Curso de Transportes. Pós-graduado em Educação de Jovens e Adultos -EJA (Multivix, 2016).
Professor no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Infraestrutura Urbana, integrando o Colegiado do referido Curso, orientando diversos Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC, participando de Bancas Examinadoras. Mestre em Ciências Contábeis e Administração na Linha de Atuação: Estratégia e Administração Pública e Privada, Área de Concentração: Administração Estratégica e Finanças do Curso de Mestrado Profissional em Ciências Contábeis e Administração pela Fucape Business Schoool (2019). Autor da pesquisa premiada em primeiro lugar em Gestão de Pessoas, no XXIV SEMEAD (2021, SP): Efeitos do presenteísmo e da saúde mental na produtividade dos trabalhadores na pandemia do COVID-19- Autor dos livros: A Trilha Sagrada: Homenagem aos 50 anos do DER-ES (1996); A Trilha Sagrada: Anatomia histórica das Estradas (2007); A Trilha Sagrada: Anatomia Histórica das Rodovias (2007).
Publicou matérias e crônicas em Jornais de Vargem Alta, ES e no boletim informativo do Sindicato dos Engenheiros, ES. Homenagens: Medalha e Comenda Ordem de Tibúrcio, Ministério do Exército/38º Batalhão de Infantaria/1986. Honra ao Mérito. Conferido pelo DER-ES/1995.Título de Cidadão Vargem-Altense Ausente. Título de Cidadão Serrano. Honra ao Mérito - Comenda Saturnino de Brito, Vitória/2011. Homenagem pelos 30 Anos do Sindicato dos Engenheiros no Espírito Santo. Certificado e Medalha do Mérito. CREA-ES Jul. /2011/com entrevista integrante do Livro dos 50 anos do CREA-ES. Homenageado pela Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo Pelo Dia do Engenheiro (2012). Homenagem no evento de 76 anos do DER-ES (2022).