Academia Maçônica de Letras do Espírito Santo


Luiz Carlos Franco de Mello
Luiz Carlos Franco de Mello nasceu em Vitória, em 11 de maio de 1941. Filho de Edwaldo da Cunha Mello e Maria de Lourdes Franco Mello. Formou-se em Medicina pela Ufes, em 1970. Mestrado em Saúde Pública pela Universidade de Porto Rico, onde conheceu sua esposa. Possui três filhos.
Formou-se também na área de Administração de Serviços de Saúde e Residência em Administração Hospitalar, em Porto Rico. Curso de Treinamento e Aperfeiçoamento em Planejamento Familiar pela BEMFAM, no Rio de Janeiro. Curso sobre Segurança Nacional e Desenvolvimento pela ADESG. Pós-graduação em Medicina de Segurança e Higiene do Trabalho pela EMESCAM. Curso de Educação em Saúde Pública pela Secretaria de Saúde do Espírito Santo. Seminário de Segurança e Medicina do Trabalho promovido pela Fundacentro. Especialista em Obstetrícia, em Saúde Pública, em Medicina do Trabalho e em Ginecologia conferido pelo Conselho Federal de Medicina.
Aprovado por concurso público para o Curso de Formação de Oficias Médicos da Escola de Saúde do Exército, em 1971, para Médicos pelo DASP, em 1976, e para Médico Sanitarista para o Quadro Permanente do Ministério da Saúde, em 1979. Trabalhou por 41 anos na Secretaria Estadual de Saúde. Foi Professor Voluntário do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Ufes, em 1972. Professor de Enfermidades Transmissíveis no curso de Pós-graduação em Medicina do Trabalho, na EMESCAM. Chefe de Serviço de Economia Médica da Fundação Hospitalar do Espírito Santo, 1971. Médico Plantonista da Maternidade do Hospital Evangélico, de 1972 a 1995. Médico Auditor da Secretaria Estadual de Saúde, 1994. Médico Ginecologista do Serviço de Ambulatório da Associação dos Funcionários Públicos do Espírito Santo, de 1983 a 1999.
Proferiu dezenas de palestras sobre Aborto, Planejamento Familiar e Saúde Pública, Noções de Obstetrícia, Proteção Materna, Primeiros Socorros, Higiene do Trabalho, Doenças Sexualmente Transmissíveis, em Seminários, Cursos, Encontros diversos e Escolas, de 1971 a 1998. Em sua vida comunitária, pertence à Associação de Amigos da Polícia Militar, é Sócio Proprietário do Clube de Natação e Regatas Álvares Cabral, Sócio Benemérito e Patrimonial do Vitória Futebol Clube, do qual foi Membro do Conselho Deliberativo por cinco mandatos e Vice-presidente, de 199 a 2001. S´[ócio Proprietário do Clube de Regatas Saldanha da Gama e do Clube Vitória. Pertence à Associação de Irmãos da Loja Maçônica Domingos Martins Nº 1439.
Em sua vida profissional, pertence ao Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo, à Associação Médica do Espírito Santo, à Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Espírito Santo, à Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, ao Sindicato de Médicos do Espírito Santo, ao Sindicato de Empregados da Previdência Oficial, à Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, dentre outras.
Dentre os vários diplomas, elogios e homenagens recebidas, destacam-se : Diploma de Amigo da Polícia Militar do Espírito Santo; Diploma da Associação Internacional do Lions Clube de Vila Velha, pelo trabalho voluntário prestado à comunidade de Santa Rita, em 1991; Placa de Prata dos Funcionários do Departamento de Ações Complementares da Secretaria de Saúde da Serra; Diploma de Irmão Remido da Santa Casa de Misericórdia de Vitória,1995; Diploma de Honra ao Mérito da Saúde concedido pela Câmara Municipal de Vila Velha, 1996; Diploma de Sócio Benemérito da APAE de Vitória, 1997; Diploma da Assembleia Legislativa do Espírito Santo por relevantes serviços prestados na área da saúde.
Recebeu as seguintes medalhas e comendas: Antônio Bezerra de Faria, pela Câmara Municipal de Vila Velha, 1996; Vasco Fernandes Coutinho, Polícia Militar do Espírito Santo, 1996; Ordem do Mérito Carlos Lindenberg, no grau de Comendador, pela Câmara Municipal de Vitória, 1996; Ordem do Mérito Domingos Martins, no grau de Comendador, pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo, 1998 e Medalha Primado da Saúde, pela Diretoria de Saúde do Hospital da Polícia Militar do ES, 1998.
Possui inúmeros diplomas, títulos, filiações e comendas maçônicos, dentre os quais, destacam-se: Benemérito da Ordem do grande Oriente do brasil, Grande Benemérito da Ordem, Estrela da Distinção Maçônica e Cruz da Perfeição Maçônica. No exterior, é Maçom do Arco Real, Membro Correspondente do Quatuor Coronati Lodge Nº 2076, Cavaleiro Templário, Cavaleiro de Malta, Grão-Mestre Honorário da Grande Loja Regular de Portugal, Fundador da Queen Elizabeth Lodge Nº 10022, da Inglaterra. Grão-Mestre Honorário da Grande Loja Regular de Portugal. No Brasil, é Grão-Mestre Benemérito do Grande Oriente de Santa Catarina, da Paraíba e do Mato Grosso do Sul.
Publicou dezenas de trabalhos científicos em congressos, cursos, lojas maçônicas e em disciplinas de cursos de pós-graduação. No jornal A Tribuna, Vitória-ES, de 03/12/1998, publicou o artigo “O que é a Maçonaria?” e “Convocação à Nação”, em 16/07/1997. Possui vários títulos de Academias de Letras Maçônicas e de Lojas de estudos. Foi um dos Irmãos fundadores da AMLES, tendo exercido os cargos de Presidente na segunda Diretoria (1993-1997), e membro do Conselho Fiscal de 1991 a 1993, 1997 a 1999, 2011 a 2013. Presidente de Honra da AMLES. É Membro Correspondente da Academia Maçônica de Letras de Pernambuco e da Quatuor Coronati Lodge, de Londres. Possui cargos nas lojas filosóficas: Dr. Porphyrio Secca, Silvio Egito Sobrinho, Sublime Capítulo Rosa Cruz União e Progresso, Conselho de Kadosh Nº 08, José Oliveira Rosa, Oswaldo Couto Rodrigues , Beneficência Sete e York Nº 3242. É Grande Inspetor Geral da Ordem, Rito Escocês Antigo e Aceito, Grau 33, Servidor de Ordem, da Pátria e da Humanidade, Cavaleiro Rosa Cruz, Cavaleiro de Malta e Cavaleiro da Sapientia, Rito Moderno (Grau 9). Possui Título de Benemérito e de Honorário em dezenas de Lojas de municípios do Espírito Santo e de Grande Benemérito em outras sete, em Vitória e outros municípios. É Membro Nº1565 do Colegiado de Grandes Inspetores Gerais da Ordem.
É Membro Fundador do Colégio de Mestres Instalados do Espírito Santo, da AMLES, de diversas Lojas Maçônicas, em Vitória e em outros municípios capixabas e do Conselho do Apostolado da Nobre Ordem dos Cavaleiros de Santa Cruz Domingos Martins Nº 23, em 2023. Possui diversas Medalhas, dentre as quais: Bicentenário Iniciação de Wolfgang Amadeus Mozart, Centenário da República do grande Oriente do Brasil, Sesquicentenário do Supremo Conselho do Brasil para o Rito Escocês Antigo e Aceito, Mestre Maçom, Benemérito da Ordem do grande Oriente do Brasil, Medalha da Gran Loja de España, Mestre Instalado do Rito de York , Medalha do Mérito Maçônico Estadual do Grande Oriente da Maçonaria do Espírito Santo. Destaque em sua atuação na maçonaria capixaba, a criação de lojas universitárias , a introdução de outros ritos praticados no GOB, além do escocês antigo e aceito, a incorporação ao Grande Oriente do Brasil de seis lojas estaduais que funcionavam sem um poder central, a criação de lojas estaduais, que trabalham no idioma italiano e a incursão do Seminário regional Maçônico no calendário oficial do GOB.