top of page
Luiz Carlos Franco de Mello

Luiz Carlos Franco de Mello nasceu em Vitória, em 11 de maio de 1941. Filho de Edwaldo da Cunha Mello e Maria de Lourdes Franco Mello. Formou-se em Medicina pela Ufes, em 1970. Mestrado em Saúde Pública pela Universidade de Porto Rico, onde conheceu sua esposa. Possui três filhos.

Formou-se também na área de Administração de Serviços de Saúde e Residência em Administração Hospitalar, em Porto Rico. Curso de Treinamento e Aperfeiçoamento em Planejamento Familiar pela BEMFAM, no Rio de Janeiro. Curso sobre Segurança Nacional e Desenvolvimento pela ADESG. Pós-graduação em Medicina de Segurança e Higiene do Trabalho pela EMESCAM. Curso de Educação em Saúde Pública pela Secretaria de Saúde do Espírito Santo. Seminário de Segurança e Medicina do Trabalho promovido pela Fundacentro. Especialista em Obstetrícia, em Saúde Pública, em Medicina do Trabalho e em Ginecologia conferido pelo Conselho Federal de Medicina.

 

Aprovado por concurso público para o Curso de Formação de Oficias Médicos da Escola de Saúde do Exército, em 1971, para Médicos pelo DASP, em 1976, e para Médico Sanitarista para o Quadro Permanente do Ministério da Saúde, em 1979. Trabalhou por 41 anos na Secretaria Estadual de Saúde. Foi Professor Voluntário do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Ufes, em 1972. Professor de Enfermidades Transmissíveis no curso de Pós-graduação em Medicina do Trabalho, na EMESCAM. Chefe de Serviço de Economia Médica da Fundação Hospitalar do Espírito Santo, 1971. Médico Plantonista da Maternidade do Hospital Evangélico, de 1972 a 1995. Médico Auditor da Secretaria Estadual de Saúde, 1994. Médico Ginecologista do Serviço de Ambulatório da Associação dos Funcionários Públicos do Espírito Santo, de 1983 a 1999.

 

Proferiu dezenas de palestras sobre Aborto, Planejamento Familiar e Saúde Pública, Noções de Obstetrícia, Proteção Materna, Primeiros Socorros, Higiene do Trabalho, Doenças Sexualmente Transmissíveis, em Seminários, Cursos, Encontros diversos e Escolas, de 1971 a 1998. Em sua vida comunitária, pertence à Associação de Amigos da Polícia Militar, é Sócio Proprietário do Clube de Natação e Regatas Álvares Cabral, Sócio Benemérito e Patrimonial do Vitória Futebol Clube, do qual foi Membro do Conselho Deliberativo por cinco mandatos e Vice-presidente, de 199 a 2001. S´[ócio Proprietário do Clube de Regatas Saldanha da Gama e do Clube Vitória. Pertence à Associação de Irmãos da Loja Maçônica Domingos Martins Nº 1439.

 

Em sua vida profissional, pertence ao Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo, à Associação Médica do Espírito Santo, à Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Espírito Santo, à Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, ao Sindicato de Médicos do Espírito Santo, ao Sindicato de Empregados da Previdência Oficial, à Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, dentre outras.

 

Dentre os vários diplomas, elogios e homenagens recebidas, destacam-se : Diploma de Amigo da Polícia Militar do Espírito Santo; Diploma da Associação Internacional do Lions Clube de Vila Velha, pelo trabalho voluntário prestado à comunidade de Santa Rita, em 1991; Placa de Prata dos Funcionários do Departamento de Ações Complementares da Secretaria de Saúde da Serra; Diploma de Irmão Remido da Santa Casa de Misericórdia de Vitória,1995; Diploma de Honra ao Mérito da Saúde concedido pela Câmara Municipal de Vila Velha, 1996; Diploma de Sócio Benemérito da APAE de Vitória, 1997; Diploma da Assembleia Legislativa do Espírito Santo por relevantes serviços prestados na área da saúde.

 

Recebeu as seguintes medalhas e comendas: Antônio Bezerra de Faria, pela Câmara Municipal de Vila Velha, 1996; Vasco Fernandes Coutinho, Polícia Militar do Espírito Santo, 1996; Ordem do Mérito Carlos Lindenberg, no grau de Comendador, pela Câmara Municipal de Vitória, 1996; Ordem do Mérito Domingos Martins, no grau de Comendador, pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo, 1998 e Medalha Primado da Saúde, pela Diretoria de Saúde do Hospital da Polícia Militar do ES, 1998.

 

Possui inúmeros diplomas, títulos, filiações e comendas maçônicos, dentre os quais, destacam-se: Benemérito da Ordem do grande Oriente do brasil, Grande Benemérito da Ordem, Estrela da Distinção Maçônica e Cruz da Perfeição Maçônica. No exterior, é Maçom do Arco Real, Membro Correspondente do Quatuor Coronati Lodge Nº 2076, Cavaleiro Templário, Cavaleiro de Malta, Grão-Mestre Honorário da Grande Loja Regular de Portugal, Fundador da Queen Elizabeth Lodge Nº 10022, da Inglaterra. Grão-Mestre Honorário da Grande Loja Regular de Portugal. No Brasil, é Grão-Mestre Benemérito do Grande Oriente de Santa Catarina, da Paraíba e do Mato Grosso do Sul.

 

Publicou dezenas de trabalhos científicos em congressos, cursos, lojas maçônicas e em disciplinas de cursos de pós-graduação. No jornal A Tribuna, Vitória-ES, de 03/12/1998, publicou o artigo “O que é a Maçonaria?” e “Convocação à Nação”, em 16/07/1997. Possui vários títulos de Academias de Letras Maçônicas e de Lojas de estudos. Foi um dos Irmãos fundadores da AMLES, tendo exercido os cargos de Presidente na segunda Diretoria (1993-1997), e membro do Conselho Fiscal de 1991 a 1993, 1997 a 1999, 2011 a 2013. Presidente de Honra da AMLES. É Membro Correspondente da Academia Maçônica de Letras de Pernambuco e da Quatuor Coronati Lodge, de Londres. Possui cargos nas lojas filosóficas: Dr. Porphyrio Secca, Silvio Egito Sobrinho, Sublime Capítulo Rosa Cruz União e Progresso, Conselho de Kadosh Nº 08, José Oliveira Rosa, Oswaldo Couto Rodrigues , Beneficência Sete e York Nº 3242. É Grande Inspetor Geral da Ordem, Rito Escocês Antigo e Aceito, Grau 33, Servidor de Ordem, da Pátria e da Humanidade, Cavaleiro Rosa Cruz, Cavaleiro de Malta e Cavaleiro da Sapientia, Rito Moderno (Grau 9). Possui Título de Benemérito e de Honorário em dezenas de Lojas de municípios do Espírito Santo e de Grande Benemérito em outras sete, em Vitória e outros municípios. É Membro Nº1565 do Colegiado de Grandes Inspetores Gerais da Ordem.

 

É Membro Fundador do Colégio de Mestres Instalados do Espírito Santo, da AMLES, de diversas Lojas Maçônicas, em Vitória e em outros municípios capixabas e do Conselho do Apostolado da Nobre Ordem dos Cavaleiros de Santa Cruz Domingos Martins Nº 23, em 2023. Possui diversas Medalhas, dentre as quais: Bicentenário Iniciação de Wolfgang Amadeus Mozart, Centenário da República do grande Oriente do Brasil, Sesquicentenário do Supremo Conselho do Brasil para o Rito Escocês Antigo e Aceito, Mestre Maçom, Benemérito da Ordem do grande Oriente do Brasil, Medalha da Gran Loja de España, Mestre Instalado do Rito de York , Medalha do Mérito Maçônico Estadual do Grande Oriente da Maçonaria do Espírito Santo. Destaque em sua atuação na maçonaria capixaba, a criação de lojas universitárias , a introdução de outros ritos praticados no GOB, além do escocês antigo e aceito, a incorporação ao Grande Oriente do Brasil de seis lojas estaduais que funcionavam sem um poder central, a criação de lojas estaduais, que trabalham no idioma italiano e a incursão do Seminário regional Maçônico no calendário oficial do GOB.

ELDCON CONTABILIDADE ENEAS
Gavi
Centro Nutrologia e Nutrição
bottom of page