Academia Maçônica de Letras do Espírito Santo

1º Fomento Histórico e
Cultural da Ordem
No dia 02 de outubro de 2025, a Academia Maçônica de Letras do Espírito Santo – AMLES realizou o seu 1º Fomento Histórico e Cultural da Ordem, um marco para a difusão do conhecimento e da memória maçônica em nosso Estado.
Nesta edição, tivemos a honra de receber o Ilustríssimo Ir.’. Marcelo Pavesse, que abrilhantou a noite com a brilhante exposição “A Historiografia da Ordem Maçônica Brasileira – O Apostolado da Nobre Ordem dos Cavaleiros da Santa Cruz”.
Os trabalhos foram conduzidos com maestria pelo Ilustre Ir.’. Carlos Cesar, presidente da AMLES, que também prestou, em nome da Academia, uma justa homenagem ao Poderoso Ir.’. Nerildo — gesto que tornou a noite ainda mais especial e memorável.
Assista agora aos melhores momentos deste encontro histórico.


João César Carvalho de Faria
João César Carvalho de Faria nasceu no Rio de Janeiro, em 08 de julho de 1941. Formou-se em Engenharia e pós-graduado em Administração, no Brasil e nos Estados Unidos. Viajou por muitos países, ministrando palestras, mantendo diálogos e debates com pastores, autoridades eclesiásticas e monges, políticos, empresários e líderes mundiais, pensadores, filósofos, professores universitários e cientistas.
Sua história
É Mestre Maçom há mais de 25 anos. Ingressou na Maçonaria em 08 de junho de 1995 na Loja “Fraternidade Absoluta”, em Vitória. Engenheiro, Pesquisador, palestrante. Publicou quatro livros pela Ed. Dialética: “Vida além da Morte”, “Os caminhos que levam ao Paraíso”, “O desvendar da Consciência” e “Segredos em Contos da Maçonaria’, com 61 capítulos, abordando o sentido e o significado da simbologia maçônica, as origens da Ordem, a correlação dos seus Rituais com as suas tradições e a Espiritualidade”.



