Academia Maçônica de Letras do Espírito Santo

1º Fomento Histórico e
Cultural da Ordem
No dia 02 de outubro de 2025, a Academia Maçônica de Letras do Espírito Santo – AMLES realizou o seu 1º Fomento Histórico e Cultural da Ordem, um marco para a difusão do conhecimento e da memória maçônica em nosso Estado.
Nesta edição, tivemos a honra de receber o Ilustríssimo Ir.’. Marcelo Pavesse, que abrilhantou a noite com a brilhante exposição “A Historiografia da Ordem Maçônica Brasileira – O Apostolado da Nobre Ordem dos Cavaleiros da Santa Cruz”.
Os trabalhos foram conduzidos com maestria pelo Ilustre Ir.’. Carlos Cesar, presidente da AMLES, que também prestou, em nome da Academia, uma justa homenagem ao Poderoso Ir.’. Nerildo — gesto que tornou a noite ainda mais especial e memorável.
Assista agora aos melhores momentos deste encontro histórico.


Nadir Reis
Nadir Reis nasceu em 17 de abril de 1942, em Belo Horizonte, filho mais novo do casal José Raimundo Reis e Josina Francisca Nunes Reis. Frequentou o Colégio Estadual Central de Belo Horizonte e o SENAI. Trabalhou na Usiminas de 1963 a 1984, onde ocupou cargos d alta relevância. Em 1973, estagiou no Japão e, em 1979, na Itália. Em 1985, saiu da Usiminas e entrou na CST, onde permaneceu até 1990 como chefe da seção de manutenção de laminação de placas. Desligou-se da CST e foi convidado para coordenar um setor de laminação na usina siderúrgica de Mobarakeh, no Irã, onde permaneceu um ano. Foi iniciado na Maçonaria na ARLS União de Ipatinga, em 1984. Em abril de 1985, transferiu-se para Vitória e se filiou à ARLS “Humildade e Fraternidade”, onde ocupou vários cargos, chegando a Grande Inspetor da Ordem, em 1999. Possui várias comendas maçônicas, inclusive a de Grande Benemérito e a de Domingos José Martins. Ingressou na AMLES em 05 de julho de 2014 sendo o 2º Secretário na Diretoria de 2015 a 2017.
Minha história
Em breve.