Academia Maçônica de Letras do Espírito Santo

1º Fomento Histórico e
Cultural da Ordem
No dia 02 de outubro de 2025, a Academia Maçônica de Letras do Espírito Santo – AMLES realizou o seu 1º Fomento Histórico e Cultural da Ordem, um marco para a difusão do conhecimento e da memória maçônica em nosso Estado.
Nesta edição, tivemos a honra de receber o Ilustríssimo Ir.’. Marcelo Pavesse, que abrilhantou a noite com a brilhante exposição “A Historiografia da Ordem Maçônica Brasileira – O Apostolado da Nobre Ordem dos Cavaleiros da Santa Cruz”.
Os trabalhos foram conduzidos com maestria pelo Ilustre Ir.’. Carlos Cesar, presidente da AMLES, que também prestou, em nome da Academia, uma justa homenagem ao Poderoso Ir.’. Nerildo — gesto que tornou a noite ainda mais especial e memorável.
Assista agora aos melhores momentos deste encontro histórico.


Sílvio Dante Folli
Sílvio Dante Folli nasceu em 22 de setembro de 1953, em Linhares. Filho de José Folli e Clotilde B. Folli, descendente de italianos. Ainda criança, seus pais se mudaram para Cariacica, onde fez a Educação Primária no Grupo Escolar Prof. João Cunha. Em 1962, antes de completar os dez anos, começou a trabalhar para ajudar aos pais e, em 1964, com apenas onze anos, começou a vender livros, atividade que desempenhou em toida a sua vida. Em seu primeiro emprego, no Ed. Buaiz, comercializava livros de Direito e Medicina, o que lhe proporcionou conhecer futuros médicos, advogados, juízes, numa extensa e sólida rede de relacionamentos. Trabalhou no comércio de livros com Carlos Faleiro e Francisco Ohlsen, tornando-se um dos maiores empresários nesse ramo de comércio. A Livraria Logos, de sua propriedade, foi, por muitos anos, o principal ponto de encontro de escritores e intelectuais capixabas. Ingressou na Maçonaria em 1984, na Loja “Cavaleiros da Luz” 18. Ingressou na AMLES em 05 de julho de 2014, sendo membro do Conselho Fiscal em todas as Diretorias, desde 1991.
Minha história
Em breve.