top of page
Higner Mansur.jpg

Higner Mansur

Higner Mansur nasceu em Muniz Freire (ES), em 27/fevereiro/1948. Filho de Manoel Mansur e Maria Evangelina Mansur. Pelo lado materno sou bisneto de Carlota e Lino Ribeiro de Assis, de quem herdei a verve política e neto de Laureta e Heraclides Alves de Araújo, de quem herdei a paixão por LETRAS e livros.

Sua história

 

Morou em Muniz Freire, Cariacica, Barra de Itapemirim, Guaçuí, Alegre, Castelo e Cachoeiro de Itapemirim, para onde se mudou em 1966, para cursar a FDCI - Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim, onde se formou advogado em sua primeira turma. Foi Presidente do Centro Cívico da Juventude Coelho Neto, Colégio João Bley, Castelo ES, Membro da Diretoria das Casas do Estudante de Castelo e de Cachoeiro de Itapemirim, Presidente da AABB – Cachoeiro de Itapemirim,  Presidente e Diretor do Grêmio Bibliotecário Cachoeirense (Biblioteca da Maçonaria) Cachoeiro, a mais antiga de cidade, fundada em 1883.Foi Chefe de Gabinete do Prefeito Hélio Carlos Manhães em 1971, indicado pelo Prof. Deusdedit Baptista. Trabalhou no Banco do Brasil, posse em 29/12/1971, aprovado em concurso público, em primeiro lugar no  Espirito Santo, tendo tomado posse em Itapemirim como Auxiliar de Escrita (1971) e transferido para Cachoeiro em fins de 1973, atuando como escriturário e, posteriormente, como Advogado.

 

Foi o primeiro funcionário do Banco a trabalhar no prédio atual da Agência da Praça Jerônimo Monteiro, inaugurado em dezembro/1973. Aposentou-se do Banco, em 1997. Inscrito na Ordem dos Advogados do Espirito Santo – OAB-ES. Cachoeirense Presente nº 1, do Ano de 1998. Título outorgado pela Câmara Municipal. Portador da “Comenda Bernardo Horta de Araújo”, outorga da Câmara Municipal – 02/04/2013. Portador da “Comenda Rubem Braga”, outorga da Assembleia Legislativa do Espirito Santo. Portador do Título HERÓDOTO, concedido pela Câmara Municipal Cachoeiro. 25 08 2020. A Sala de Assistência Jurídica da Câmara Municipal tem seu nome – Res. 416/22 da Câmara -20/04/2022. Chefe de Gabinete da Câmara Municipal de Cachoeiro, Presidente Juarez Tavares Matta. Secretário de Cultura e Turismo de Cachoeiro, gestão do Prefeito Theodorico de Assis Ferraço, de jan/2001 a ago/2002 (por 20 meses).  Vereador em Cachoeiro, por três mandatos: - 1989, 1993/1996 e 2017/2020. Cronista em jornais desde Castelo – ES, atualmente é cronista na Revista 7 DIAS e no jornal ESPIRITO SANTO DE FATO, ambos de Cachoeiro. 

 

Membro Efetivo da ACL – Academia Cachoeirense de Letras, desde 2002 – cadeira 21, patrono Jerônimo Monteiro. Membro Honorário da Casa de Cultura de Alegre – ES. Membro da Loja Maçônica Fraternidade e Luz, de Cachoeiro, onde foi Venerável Mestre. Grande Benemérito da Maçonaria – Ato do Grande Oriente do Brasil – GOB – Brasília - DF. Portador do “Diploma Homenagem Especial” da Academia Maria Antonieta Tatagiba, de São Pedro de Itabapoana, Mimoso do Sul – ES, concedido em 31 de julho de 2023. Tem um livro de crônicas publicado (1997), o “Retrato de um Ignorante” e outro  não publicado (o “48 Personagens de Nossa História”).  Editor (e patrocinador) de publicações históricas cachoeirenses: - “Bernardo Horta de Araújo” (3 edições), “Centenário de Nelson Sylvan”; “Calabar na História”, do Prof. Wilson Resende; “Do Café (Coffea Arabica)”, de Manoel Basílio Furtado; “Rio Itapemirim – sua contribuição para a História”, de Mauro Braga e “Ponte Municipal – Primeiro Centenário”, Relatório do Prefeito Gil Diniz Goulart. - Contribui para a publicação de 2 edições do livro “Pedagogia da Alternância”, de Sérgio Zamberlan. Editor da 2ª edição do Livro MINHA TERRA E MEU MUNICIPIO, de Antonio Marins (2020).

 

Guardião das fotografias da Coleção Gil Gonçalves, da Coleção Joacyr Pinto, das fotos dos ex-prefeitos de Cachoeiro, Hélio Carlos Manhães e Gilson Carone, e do Primeiro Cachoeirense Ausente nº 1, Heráclides Pereira Gonçalves e outras fotos cachoeirenses. É um dos mantenedores da LIVRES LIVROS, casinha de livros criada a sete anos (31.05.2016) frente à Escola/Palácio Bernardino Monteiro, na Praça Jerônimo Monteiro. Palestrante eventual para alunos de escolas do município de Cachoeiro de Itapemirim. A Biblioteca da Escola Pública Florisbelo Neves, de Cachoeiro, tem o seu nome. Tem Gabinete informal no Café Mourad´s, centro de Cachoeiro, para conversas sobre coisas estritamente históricas, culturais, regionais, turísticas e públicas.

Contato

Entre em contato.

(27) em breve

ELDCON CONTABILIDADE ENEAS
Gavi
Centro Nutrologia e Nutrição
bottom of page